Publication / Global Initiative on Polarization

Princípios Básicos: a Necessidade de um Consenso mais Amplo sobre os Fundamentos de Polarização

Escrita por Mark Freeman, fundador e diretor executivo da IFIT, e sendo traduzida para doze idiomas como parte de uma “Conversa Global” promovida pela Fundação Ford e IFIT, esta publicação é baseada em uma ampla gama de pesquisas e consultas realizadas como parte da Iniciativa Global de Polarização.

A primeira componente do documento está centrada no nível das ideias, examinando contradições persistentes na nossa compreensão de polarização e oferecendo uma definição “inequívoca” que possa facilitar a existência de um parâmetro no futuro. O segundo elemento recolhe informação de uma análise global sobre práticas deantipolarização e do próprio trabalho de campo do IFIT, visando a formular um espectro indicativo de soluções que corresponda à definição inequívoca. A terceira parte observa resumidamente o impacto da ausência de redes globais organizadas de académicos e de profissionais que trabalham em conjunto sobre a polarização e reflete sobre o possível significado de um “campo” de polarização surgir. 

Embora o problema da polarização não possa ser comparado a guerras civis, autoritarismo, genocídio ou outros males, ele pode – se continuar sendo ignorado – tornar-se um prenúncio e um catalisador de tais questões. Alguns chamam-na um hiperproblema: o tipo de problema que faz as outras situações mais difíceis. De forma imperceptível e potencializadora, a polarização pode ameaçar tudo – desde o ideal de uma sociedade tolerante, passando pelas práticas políticas e legislativas comuns, até ao futuro da coexistência pacífica e as liberdades essenciais. Alcançar um maior consenso sobre o que é (e o que não é) a polarização é um passo fundamental para evitar esse destino.

Tradução da versão original em inglês

Compartilhe esta publicação